O Valor Econômico entrevistou nossa sócia Ana Cláudia Utumi sobre a participação de representantes de setores da economia na regulamentação da reforma tributária, que deverá se concentrar apenas no Congresso, segundo desenho feito pela secretaria extraordinária da reforma tributária do Ministério da Fazenda.
A reportagem ressaltou que o ponto vem sendo criticado por tributaristas.
Para Ana, é positiva a proposta de grupos técnicos de trabalho com a divisão de temas apresentada pelo governo, mas faz falta a inclusão de representantes das entidades da iniciativa privada nos grupos de trabalho. Ela destaca que a fase de regulamentação de leis complementares e tramitação no Congresso Nacional é fundamental.
“Acredito que para ter um equilíbrio maior das discussões e para, quando houver as propostas das legislações complementares já ter algum tipo de alinhamento com o setor privado, teria sido muito interessante se eles tivessem constituído esses grupos de trabalho incluindo representantes da iniciativa privada”, afirma.
Leia a matéria na íntegra: https://valor.globo.com/politica/noticia/2024/01/17/setores-da-economia-temem-ficar-de-fora-de-discussoes.ghtml