Em entrevista ao Valor Econômico, nossa sócia Ana Cláudia Utumi falou sobre o crescimento da demanda por títulos privados isentos de Imposto de Renda e como eles  têm prejudicado a rolagem da dívida pública.

Segundo o Tesouro Nacional, as emissões primárias de Notas do Tesouro Nacional série B (NTN-Bs) ficaram menores devido à competição com debêntures incentivadas do setor privado, com uma correlação negativa de 64,7% entre as emissões dos dois tipos de papéis.

Ana Cláudia explicou que, embora o incentivo fiscal a esses papéis exista há algum tempo, nos últimos cinco anos houve um aumento significativo na demanda. “Mais pessoas começaram a entender que é melhor ter um papel que pague um juro menor, mas que seja isento de imposto, do que buscar papéis com tributação mais alta e juro mais alto também”, comentou. Segundo ela, essa mudança foi provocada por movimentos naturais do mercado, não por alterações nas regras tributárias.

Leia na íntegra: https://valor.globo.com/financas/noticia/2025/06/26/concorrencia-de-isentos-atrapalha-rolagem-da-divida-diz-tesouro.ghtml

Entre em contato

Entre em contato e responderemos assim que possível. Obrigada.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar