Em entrevista ao site E-Investidor, nossa sócia Camila Tapias comentou o que prevê o texto final do projeto de lei que regulamenta a reforma tributária em relação a cobrança de impostos para os fundos de investimentos imobiliários (FIIs).
Segundo a reportagem, a gestão e administração dos recursos dos fundos de investimentos, incluindo os FIIs, estão sujeitas à cobrança do IBS e da CBS. As alíquotas específicas serão definidas posteriormente pelo Congresso.
Outra mudança significativa afeta principalmente os FIIs de tijolos com imóveis geradores de renda. O pagamento do IBS e CBS sobre a renda gerada ficaria a critério dos gestores, e os fundos ganhariam crédito tributário para abater em outros impostos.
Com a opcionalidade, gestores tendem a optar por não contribuir devido aos contratos de locação e ao custo adicional. “Se optarem a pagar, os fundos correm o risco de perder a atratividade por elevar os preços das locações ou não vão ter dificuldades de repassar o custo dos novos impostos para os inquilinos”, disse Camila.
Leia a matéria: https://mla.bs/975c77ea